QUALIDADES FÍSICAS DE BASE (PRIMÁRIAS) E TIPOS DE FIBRAS MUSCULARES


QUALIDADES FÍSICAS DE BASE (PRIMÁRIAS) E TIPOS DE FIBRAS MUSCULARES

O que são Qualidades Físicas?

Qualidades físicas ou capacidades físicas na Educação Física são todos os atributos físicos que podem ser treinados em um organismo humano. São classificadas em diversos tipos: Resistência, Força, Velocidade, Agilidade, Equilíbrio, Flexibilidade e Coordenação motora (destreza)".

Tipos de Qualidades Físicas

Também há a divisão das qualidades físicas entre qualidades primárias (de base) e centrais. As primárias dependem basicamente do sistema musculoesquelético. Possuem um componente genético, como a velocidade (de reação, deslocamento e dos membros), força (dinâmica, estática e explosiva), resistência (aeróbica,  anaeróbica ou muscular localizada), flexibilidade e agilidade.
Portanto, as qualidades físicas de base ou primárias, não são influenciadas apenas pelo treinamento, já que também possuem um componente genético que influencia no seu desenvolvimento. Isso deve-se aos tipos de fibras musculares que um indivíduo possui, por exemplo, as fibras chamadas de Tipo I, favorecem o desenvolvimento da resistência aeróbica, já as fibras chamadas de Tipo II, favorecem o desenvolvimento da velocidade e força muscular.
Qualidades Físicas de base na Educação Física resistência aeróbica
Qualidades Físicas de base, resistência aeróbica

Algumas características básicas dos tipo de fibras musculares são:

Tipo I

  • - Sistema de energia utilizado: AERÓBICO;
  • - Contração muscular lenta;
  • - Capacidade oxidativa (utiliza o oxigênio como principal fonte de energia);
  • - Coloração: Vermelha (devido ao grande número de mioglobina e mitocôndrias);
  • - São altamente resistentes à fadiga (cansaço);
  • - Mais eficientes em atividade aeróbicas de longa duração como natação, corrida.

Tipo II

  • - Sistema de energia utilizado: ANAERÓBICO;
  • - Alta capacidade para contrair rapidamente (a velocidade de contração e tensão gerada é 3 a 5 vezes maior comparada às fibras lentas);
  • - Capacidade glicolítica (utiliza a fosfocreatina e glicose);
  • - Coloração: Branca;
  • - Fadigam rapidamente;
  • - Gera movimentos rápidos e poderosos;
  • - Mais eficientes em atividades anaeróbicas que exigem paradas bruscas, arranques com mudança de ritmo, saltos. Ex.: basquete, futebol, tiros de até 200 metros, musculação, entre outros.

Qualidade Físicas e Treinamento Físico

Primeiro, é importante frisar que no corpo humano existe todos os tipos de fibras musculares, porém, um tipo está sempre em maior quantidade que o outro, e isso será definido por fatores genéticos.

Sendo assim, o desenvolvimento do treinamento físico será influenciado pelo tipo de fibra muscular predominante. Um individuo com predominância de fibras Tipo I terá mais facilidade de desenvolver sua Resistência Aeróbica e mais dificuldade de desenvolver Velocidade, por exemplo. Já um individuo com predominância de fibras musculares Tipo II, terá mais facilidade de desenvolver a Força em seus treinamentos, e mais dificuldade em desenvolver sua Resistência Aeróbica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fundamentos do Futsal: resumo com os principais Fundamentos do Futsal

Questões de Educação Física no ENEM 2009 (prova cancelada)